Pular para o conteúdo

30 ANOS DO SEMINÁRIO – 2011 a 2015

Estimados irmãos,


A paz do Senhor esteja com cada um de vocês, suas famílias e comunidades!

Seguimos nosso relato a respeito das grandes obras do Senhor em nosso favor. Estes foram anos de mudanças na Arquidiocese e no Seminário. Além das famílias que já estavam conosco em missão, vieram nos ajudar, de Belém, Raimundo e Dalva. Ao longo destes anos, chegaram outras famílias para servir a Cristo na formação sacerdotal: Pedro e Cleusa (Curitiba/PR), João e Maria José (Portugal), Nicolás e Soledad (Chile), Jair e Teresa (São Paulo/SP). Também chegou Agnes, irmã em missão (Cajamar/SP). Luís e Sofia (Portugal) foram enviados a um novo serviço. Na Arquidiocese, vivemos a partida de Dom João Braz de Aviz para Roma e a chegada de Dom Sergio da Rocha. Deus sempre nos tem abençoado com bispos que são verdadeiros pastores para nossa Arquidiocese. Em Dom Sergio encontramos um pai que sempre nos acolheu e apoiou. Também fomos agraciados com a nomeação de Dom Leonardo Ulrich Steiner como Bispo Auxiliar de Brasília.

No ano de 2011, esteve hospedado conosco por alguns dias o Cardeal Cordes. Foram dias de muita riqueza, pois ele fez conferências em nossa Casa de Formação e esteve em outros ambientes da Arquidiocese para atingir um número maior de irmãos. Neste ano, muitos de nós participamos da Jornada Mundial da Juventude em Madri, sendo uma verdadeira passagem de Deus. Experimentamos, após o calor insuportável de 40 graus, um vento impetuoso, e as palavras do Papa Bento XVI que foram cheias de espírito e vida: “Se permanecerdes no amor de Cristo, radicados na fé, encontrareis, mesmo no meio de contrariedades e sofrimentos, a fonte do júbilo e a alegria. A fé não se opõe aos vossos ideais mais altos; pelo contrário, exalta-os e aperfeiçoa-os. Queridos jovens, não vos conformeis com nada menos do que a Verdade e o Amor, não vos conformeis com nada menos do que Cristo”.

Iniciamos 2012 com a triste notícia da morte do Pe. Fábio. Presbítero que mesmo com pouco tempo de ordenação, era dedicado e amado na paróquia na qual estava, disponível para partir a qualquer momento em missão, e Deus o chamou para o Reino dos Céus. Este ano, também foi marcado pela missão 2 a 2 que realizamos no mês de julho. Juntamente com os itinerantes, fomos enviados sem dinheiro, nem seguranças para anunciar o Evangelho por todo o Brasil. Vivenciamos uma passagem forte de Deus e pudemos ver a força da Palavra em nossas vidas e na vida daqueles que recebiam o anúncio. Ainda em 2012, foi realizada uma peregrinação com os jovens de todo o Brasil em Brasília, na Ermida Dom Bosco. Todos passaram pelo Seminário e receberam um anúncio da Boa Nova de Cristo que nos ama e nos chama à santidade, sem nenhum mérito nosso, mas pela ação do Espírito Santo em nossas vidas. Basta que abramos nossos corações e deixemos que Ele atue.

O início do segundo semestre de 2012 nos traria ainda grandes alegrias. Veio ao nosso Seminário o Reitor da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Dom Enrico Dal Covolo. Ele conheceu todas as instalações do Seminário, fez reunião com todos os professores, conversou com Dom Sergio da Rocha e, no contexto de uma Eucaristia que presidiu, nos deu a notícia que o pedido para que nosso Centro de Estudos Filosófico-Teológicos fosse afiliado à Lateranense foi aceito. Em suas palavras: “Estamos no filho mais novo da Universidade Lateranense. Vosso Centro de Estudos é agora parte de nossa Universidade!” Nesse ano, nosso Centro de Estudos lançou o primeiro volume da Revista Brasiliensis e desde então, semestralmente, temos artigos muito interessantes sendo publicados a cada novo volume. Se você não é assinante, não perca a oportunidade! Ainda nesse ano, nos visitou o Cardeal Stanys?aw Ry?ko.

Chegamos a 2013, ano cheio de novidades e passagem de Deus. O Papa Bento XVI renuncia, Deus suscita pela primeira vez um Papa do Continente Americano. O Senhor no último século e neste está nos presenteando com papas verdadeiramente maravilhosos. Cada um com seu carisma e como uma resposta do Espírito Santo para o momento vivido pela humanidade.

O ano de 2013 também foi marcado pela entrada da Jornada de Portas Abertas no Calendário Oficial dos eventos culturais do Governo do Distrito Federal. Neste ano, também começamos a fazer no Tempo Pascal os anúncios pelas praças. Muitos foram os frutos da evangelização. Deus nos presenteou com a eleição de Dom Valdir Mamede e de Dom José Aparecido como Bispos Auxiliares de Brasília. Chegamos à Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Momento importante para toda a Igreja, e ainda mais marcante para a Igreja no Brasil. O Papa Francisco, cheio de entusiasmo, nos encorajou com palavras, muito animadoras, que condizem com o momento presente vivido na pandemia, disse ele: “Quem é homem e mulher de esperança – a grande esperança que a fé nos dá – sabe que, mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende”. Finalmente, neste ano, esteve conosco o Prof. Lubomir Zak da Pontifícia Universidade Lateranense para presidir a primeira bancada de exames de Bacharelado em Teologia, ficando muito contente com a preparação de nossos alunos e tecendo vários elogios ao nível dos estudos.

O ano de 2014 começou com a notícia da nomeação episcopal do Pe. Marcos Tavoni, formado em nosso Seminário. No mês de março ele foi ordenado Bispo e enviado à Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. Neste ano, Pe. Vicente Martí, tantos anos Diretor Espiritual em nosso Seminário, fez Páscoa com o Senhor. Pe. Vicente sempre teve um humor fino e foi um homem de total doação a Deus e à Igreja. Marcou toda uma geração de padres formados em nosso Seminário. O Senhor se encarregou de nos dar um presente na pessoa do Pe. Juan Salvador, nosso novo Diretor Espiritual. Homem com muita experiência pastoral, foi pároco por quase 40 anos, formado em Direito Canônico, Sagrada Escritura, mas sobretudo, um irmão humilde no serviço da vinha do Senhor. A Arquidiocese de Brasília foi presenteada com outro Bispo Auxiliar, Dom Marcony, primeiro padre nascido em Brasília.

Chegamos a 2015, ano do Jubileu de Prata do Seminário. Vivemos liturgias maravilhosas para celebrar o dom de Deus que foi o nascimento do Seminário em 1990. Foi realizada uma convivência com os presbíteros formados nesta Casa. Quase todos puderam vir desde os países mais diversos. Concluímos nossa Convivência com a Eucaristia presidida por Dom Sergio da Rocha, com a presença dos Bispos Auxiliares de Brasília, do Núncio Apostólico, além de Dom Marcos Tavoni. Nas comemorações do Jubileu, cantamos o Te Deum no jardim do Seminário em uma celebração, com inúmeros irmãos, presidida por Dom José Aparecido. Este ano, também foi marcado pelo nosso primeiro Jantar Beneficente. A partir de então, todos os anos temos realizado tal evento para angariar fundos que possibilitem a vida do Seminário.

Ao longo desses anos, foram realizadas formações para os professores, encontros entre os seminaristas dos diversos seminários da Arquidiocese, formação permanente, a cada 15 dias, dos padres formados conosco. Nesta carta, ainda quero mencionar e agradecer alguns irmãos que, pela sua disponibilidade, fazem possível o nosso dia a dia: as lavadeiras das roupas dos seminaristas, irmãs de comunidade que gratuitamente e com muito amor se dispõem a realizar este serviço; os Profissionais da Área de Saúde que abrindo todas as portas possíveis sempre têm buscado que estejamos fisicamente bem e saudáveis; os irmãos que ajudam na Informática; na Contabilidade; como Advogados; etc. Que Deus recompense a cada um com Suas dádivas.

Na próxima semana, se Deus quiser, seguiremos nosso relato dos últimos cinco anos. Depois, colocaremos um breve anexo sobre a vida de nosso Padroeiro, São Martinho de Lima, e o texto da Homilia do Cardeal Pio Laghi quando inaugurou o Edifício do Seminário no ano de 1994.

No Senhor,
Pe. Paulo de Matos Félix, Reitor